HISTÓRICO




              O grupo Angonal de capoeira iniciou suas atividades no estado do Pará no ano de 1986, na cidade de Santarém com a chegada na época do professor Francisco Viana Xavier, retornando do estado do Rio de Janeiro onde teve o seu aprendizado e conhecimento dessa nobre arte com seus mestres; Dengo e Bocka. Atualmente Francisco Viana Xavier conhecido no meio capoeirístico como Mestre china estendeu seus trabalhos em vários municípios do norte do país e instalou a sede oficial da instituição no município de Itaituba-PA.

O grupo desenvolve um trabalho voltado para a formação da cidadania procurando sempre valorizar a igualdade do ser humano, sensibilizando seus integrantes da importância de todo cidadão para a nação e o mundo, independente de raça, sexo, idade e posição social.
No decorrer desses 25 anos o grupo vem formando capoeirista que já atuam em núcleos de ramificação da cede central tanto no município de Itaituba como em Almerim, Santarém, Óbidos e Caroébe no estado de Roraima. E todo esse trabalho é voltado para o sócio-cultural educativo, sem, fins lucrativos.
Na atualidade na região norte o grupo conta com mestre China na coordenação dos trabalhos, prof. Alain em Santarém e profs. Grande, Jati, Mirlande, Felipe em Itaituba, o professor Dias em Caroébe, monitor Denis na cidade de Almerim e o graduado Raiel na cidade de Óbidos.
O referido grupo se mantém com a colaboração de seus integrantes e atende a sociedade de uma forma geral em apresentações e palestras em escolas, instituições e universidades. 


 
CAPOEIRA ANGONAL © 2011 | Designed by BrunoCorelArt 93 9191-6419